domingo, 16 de setembro de 2012

FALECIMENTO DO MESTRE ARTISTA DA LUZ E DA TERRA, JUAN MOTTA

IR - MANO ARTISTA LATINOAMERICANOS, perde neste dia 10 de setembro de 2012, o companheiro parceiro de lutas pelas artes, o mestre Juan Motta.

Quem era Juan Motta?
 Foi um artista do sutil, do lúdico do criar a luz, de recriar a transparência nas composições do vidro, na  fortaleza do metal e da pedra.
Grande colega, filosofo, uns dos fundadores mais fieis de nossa associação, nesta tarefa de mostrar as artes como uma energia de harmonização e cura, a arte como um bem maior, que possui a humanidade, um mestre pensador e ativista das artes.

Que sentido tinha esta associação para Juan?
Esta Associação composta por artistas brasileiros e residentes no Brasil foi fundada em 1995.
Desencantados com as associações de artistas, onde prevalecia o estrelismo, o egocentrismo desmedido, uma politicagem que no condize com a filosofia das artes, “unir a os Seres e as coisas” e não dividir, cria-se o Centro IR – MANO ARTISTAS LATINOAMERICANO.

Que é?
É uns dos Movimentos de Artistas mais antigos e coesos da historia das artes no Brasil e o Planeta. Apresenta-se periodicamente ao publico mostrando seu conceito futurista, de que as artes são a manifestação real do pensamento criativo e como tal, possui uma energia ativada em cada obra intrinsecamente. Que a arte é uma manifestação divina, e possui um poder de harmonizar e deve ser usada para a cura dos Seres e as coisas.
Desde 1995, com sede no Morro São Caetano, no Atelier Artes das Américas, conseguiram, que a Prefeitura colocasse mastros na Praça 29 de Setembro, frente a sede da associação, criando a única Galeria ao Ar Livre de Porto Alegre. Ali aconteceram encontros internacionais, bienais junto com Espanha y países de todo latino America.
Uma Associação que nunca teve patrocínios, para não ter enlaces partidários ou ideológicos.
Esta foi à filosofia de Juan Motta, Vera Pasqualoto, Ruth Schneider, Humberto Umanski, sócios fundadores que deixaram seus registros nas  artes, e que já não estão junto a nos.
Hoje , os “IR-MANOS ARTISTAS LATINOAMERICANOS, continuamos a lutar pelos nossos ideais,queremos  fazer uma homenagem singela a estes bravos lutadores das artes, e prometemos a estes idealistas, que continuaremos cada vez mais guerreiros, a trabalhar neste Planeta, como representantes de IR-MANO A.L.A. Mostrar nas artes esta nova forma de expressão sincrônica universal de nossa obra, usando a vibração que se desprende das nossas criações, para a harmonização e cura.

Mónica Kabregu - Diretora de Projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário